Notícias



Arquitetos espanhóis projetam Casa de Vidro
08.07.2010

Ampliação de uma residência familiar em Noordwijk (Holanda) se transforma em modelo de aproveitamento dos recursos naturais.

O escritório espanhol Mgaarqtos inovou ao procurar atender a busca da família Schwehm, proprietários de um imóvel pré-existente, por um espaço maior e com boa luminosidade. Buscaram a ampliação com transparência, em oposição ao imóvel original, pois a residência, localizada na cidade de Noordwijk (Holanda), era muito compartimentada e criaram uma casa de vidro.

Os arquitetos Tom Mossel e Esther Gonzáles Aurignac propuseram criar um único espaço com múltiplas funções, com orientação norte e junto ao jardim.



O projeto foi adaptado à obra já construída, tanto espacialmente quanto funcionalmente: à cozinha se acrescentou uma sala de jantar; sala e quarto para sete pessoas. Na sala foi incluída uma rede, semelhante à utilizada por trapezistas, de onde é possível observar deitado estrelas e o céu pelo teto de vidro transparente.



Tanto as fachadas quanto o teto foram feitos de vidro apoiado em madeira. Para permitir a predominância de material transparente foi utilizado o contraventamento com vigas de vidro temperado e laminado pelo lado externo.

Para cada item da ampliação foi pensada uma função ambiental eficiente: na face em que a casa recebe maior radiação solar foram instalados módulos solares integrados ao vidro que, por sua vez, produzem sombra.

Na fachada principal se encontra a ventilação através de módulos de abertura do vidro. Na face superior, sobre a rede, o vidro é transparente para permitir a plena observação do céu, tanto de dia como à noite.



Somente em temperaturas extremas, de calor ou de frio, os moradores se retiram para a parte posterior da casa protegida com paredes de tijolos. No restante do ano, a vida tem transcorrido preferencialmente na casa de vidro, de onde se mantém uma relação ativa com o meio físico exterior.



Ficha técnica

Localização – Noordwijk (Holanda)
Autores – Tom Mossel (Mgaarqtos) e Esther González Aurignac (Mgaarqtos)
Engenharia – Pieters Bouwtechniek Delft
Construtor – Aannemingsbedrijf Van Noort e Van den Heuvel Glas
Área Construida – 70m2

Fonte: www.vidros.inf.br

Av. Domicio da Gama, 17 - Jardim Catarina - São Gonçalo, RJ - (21) 2701.1155 / 2603.0535

Vidros  ·  Box Blindex  ·  Portas e janelas  ·  Espelhos  ·  Envidraçamento de Varandas  ·  Instalações Comerciais  ·  Sacadas e Guarda-Corpos  ·  Bancadas  ·  Tampos e Mesas  ·  Coberturas e Clarabóias  ·  Jateados  ·  Pintados  ·  Vidros Especiais  ·  Montages Especiais  ·  Sistema Versatik  ·  Acessórios e Ferragens
HOME  ::  EMPRESA  ::  PRODUTOS  ::  SERVIÇOS  ::  NOTÍCIAS  ::  DICAS  ::  ORÇAMENTO  ::  CURRÍCULO  ::  CONTATO

by FBSDesign